Automatizar a arqueação de caixas faz diferença? Sim - e aqui está a prova!
Descubra como a automação da arqueação reduz custos, aumenta a produtividade e garante mais qualidade no embalamento.
Por EmbalaMais do Brasil
Publicado em 11/03/2025

Automatizar a arqueação de caixas faz diferença? Sim - e aqui está a prova!
Sua empresa ainda arqueia fitas e embalagens manualmente? Cuidado, isso pode estar custando mais do que imagina.
Em outras palavras, se o seu processo de arqueação ainda depende de esforço manual, talvez seja hora de repensar essa escolha.
Enquanto sua equipe gasta tempo e energia em uma tarefa repetitiva, negócios que já automatizam esse processo reduzem custos, ganham produtividade e garantem embalagens mais seguras.
A arqueação automatizada não é apenas um diferencial competitivo — é uma necessidade para quem busca eficiência e produtividade.
Será que sua empresa está ficando para trás? Leia este conteúdo até o final e descubra!
O que é arqueação de embalagens e por que isso impacta na logística da sua empresa?
A fita de arquear é indispensável para a fixação de cargas no transporte, armazenamento e logística. Geralmente produzida em polipropileno (PP) , sua principal função é reforçar, proteger e compactar cargas.
Para uma aplicação eficiente, a fita é utilizada em conjunto com uma ferramenta de arqueação, responsável por tensionar e selar a cinta em caixas, garantindo segurança contra violações e aberturas acidentais.
No entanto, muitas empresas ainda realizam essa tarefa manualmente, o que pode gerar inconsistências na fixação e aumentar o desperdício de materiais.
Sem contar que a mão de obra escassa no mercado é um ponto de atenção de muitas empresas, que devem, portanto, considerar a realocação de seus colaboradores em tarefas mais estratégicas.
Por isso, subestimar o impacto da automação é um erro. Processos manuais resultam em maior tempo gasto, inconsistências e desperdícios. Já a automação garante uniformidade, reduz falhas e otimiza recursos.
Máquina de arqueação automática ou semiautomática: qual escolher?
Escolher entre uma máquina de arqueação automática ou semiautomática depende das necessidades e do tamanho da sua operação.
Entenda as diferenças entre os modelos e descubra qual é a melhor opção para otimizar processos de embalamento.
Como funciona uma máquina de arqueação automática?
A máquina de arqueação automática opera de forma ágil e eficiente, sem necessidade de intervenção manual para tensionar e selar a fita.
O operador apenas posiciona a embalagem na área de arqueação e ativa por meio do pedal ou botão de controle. A partir do comando, a máquina executa todo o processo: envolve a fita ao redor da carga, aplica a tensão ideal e realiza o selamento.
Esse modelo é ideal para linhas de produção com alto volume de embalagens, como os setores abaixo:
-
Eletroeletrônico;
-
Alimentício;
-
Madeireiro;
-
Têxtil;
-
Gráfico;
-
Metalúrgico;
-
Logístico;
-
Serviços de entrega.
O tamanho do arco é totalmente ajustável conforme a necessidade do operador, facilitando a adaptação às demandas específicas da produção, suportando pacotes de 1 a 130 kg.
Além disso, a arqueadora automática reduz o tempo do processo, ao operar 27 ciclos por minuto, e garante embalagens uniformes, seguras e padronizadas.
Como funciona uma máquina de arquear semiautomática?
A arqueadora semiautomática exige alguma intervenção manual no processo, especialmente na regulagem dos parâmetros de funcionamento, como tensão da fita, tempo de solda e temperatura.
O operador precisa posicionar a fita ao redor da embalagem e inseri-la na máquina, que então aplica a tensão e realiza o selamento. É possível ainda ajustar a metragem conforme o tamanho das caixas e o avanço da fita.
Além disso, pode realizar o selamento das fitas em até 2 segundos, com capacidade para arqueação de 500 caixas por hora.
Esse equipamento é uma alternativa para empresas que buscam otimizar o processo, oferecendo ao operador rapidez, qualidade e investimento acessível.
Métodos Manual vs. Automático: saiba qual é o mais produtivo
Como a EmbalaMais ajuda empresas a reduzir custos e otimizar processos?
A EmbalaMais oferece máquinas semiautomáticas e automáticas que tornam o processo de arqueação mais ágil, seguro e padronizado, reduzindo desperdícios e otimizando o aproveitamento da mão de obra disponível.
Se sua empresa ainda depende da arqueação manual, é hora de buscar atualização.
Modernize seu processo, reduza custos e aumente sua lucratividade !
galeria de imagens
destaques do blog
-
Reduzir custos com embalagens na indústria: como otimizar o orçamento?
Por Embalamais em 28.01.2025
-
Organização do estoque: como a paletização promove mais controle do inventário
Por Embalamais em 24.01.2025
-
Produtos danificados no transporte: a importância da embalagem para não decepcionar o consumidor
Por Embalamais em 28.01.2025
-
Como otimizar a mão de obra reduzindo custos com filme stretch?
Por Embalamais do Brasil em 20.03.2025